quarta-feira, 8 de agosto de 2012

[Review] Sonic 4: Episódio II

 

 

boxartlg Empresa: SEGA
Desenvolvedora: DIMPS / Sonic Team
Categoria: Plataforma
Lançamento: 15/05/12
Classificação: E (Everyone), Indicado para todas as idades.
Plataforma: Xbox 360, PS3, PC, Android e Iphone

A Sega anda bastante cautelosa com os jogos do Sonic, e um jogo com o título “Sonic 4” foi dividido em episódios justamente para a empresa ouvir feedbacks dos fãs e aprimorar a experiência em relação ao episódio I. As reclamações do mundo gamer foram ouvidas, e diversos aspectos estão corrigidos ou suavizados. O game é superior ao primeiro episódio em todos os aspectos.

sonic_4_ep2_06A jogabilidade inicialmente é o tradicional “corre e pula” em 2D que consagrou a franquia em seus primórdios. Porém, diferente das encarnações dos games para o Mega Drive, para usar o Tails você deve apertar o botão de ação; Para voar, pule e enquanto estiver no ar chame a raposa; Para usar o Rolling Combo deverás fazer o mesmo no chão, e para nadar, é só apertar enquanto estiver na água. Também há um monitor inédito que faz com que os dois personagens destruam todos os inimigos da tela, acumulando pontos e dando anéis. Do resto tudo soará familiar para quem conhece os jogos 2D do Sonic: os monitores tradicionais estão de volta; passando de fase com 50 anéis e um portal no final surgirá para acessar o Special Stage; dê oito ataques no chefe para derrotá-lo; etc.

2012-05-15-15h42_18 Os gráficos deram um “grande salto” sobre o episódio I. Os cenários não parecem mais plastificados, e o visual do Sonic está visivelmente mais bem trabalhado. As fases estão muito mais detalhadas, abusando das animações. Destaque para o cenário da Sky Fortress Ato 3, com uma paisagem vespertina muito bonita. As músicas também melhoraram, com mais instrumentos e composições mais bem trabalhadas. Se no episódio I elas duravam nem 30 segundos e davam o loop, aqui elas ultrapassam 1 minuto e meio. Infelizmente continua não sendo dos melhores trabalhos da SEGA, incomodando muitos ouvidos que não gostam de uma trilha sonora ao estilo dos videogames antigos.

Capture2Outro ponto que melhorou é a história, apesar de ainda ter o espírito de “pré-texto” para as aventuras da dupla: alguns meses após os eventos do Episódio 1, o Little Planet (Sonic CD) se aproxima mais uma vez. Dr.Eggman, anteriormente derrotado, sabia que este era apenas o início de seus planos para dorminar o mundo, e ainda tinha algumas cartas na manga. Ouvindo que o Little Planet finalmente voltou, Eggman volta a ação e resolve reativar o primeiro rival do ouriço azul cobalto: Metal Sonic, que foi derrotado durante os eventos de Sonic CD. Desta vez o inimigo de metal ficará ainda mais forte que antes, e finalmente saberemos o porquê Eggman construiu a Mad Gear, e o que ele procurava na Lost Labyrinth. Enquanto isso, Sonic descobre sobre o doutor e a volta do seu rival, e prevendo que a aventura será mais perigosa que antes, ele recruta seu eterno amigo Miles “Tails” Prower para ajudar a derrotar o cientista.

Sonic-4-Episode-2-Review-1086091As fases não são apenas recriações da época do Mega como o episódio I, mas mescla homenagens com temas inéditos. Sylvania Castle por exemplo é algo não visto anteriormente, e Sky Fortress homenageia a SkyChase e Wing Fortress de Sonic 2. Vale ressaltar que os estágios são maiores e mais desafiadores, aumentando a longevidade e tornando a experiência mais divertida.Os chefes são mais criativos, em especial o último; A física foi corrigida, se aproximando mais da época do Mega; Os Red Rings presente em Sonic Generations e Colors voltaram, porém só para aumentar o valor de exploração e desbloquear uma conquista; E os Special Stages remetem aos de Sonic 2, só que mais divertidos e desafiadores.Tendo comprado também o Episódio I, é desbloqueado gratuitamente o Episode Metal, que são as fases do jogo anterior passsadas pelo Metal Sonic. Todas com novos layouts, com a física corrigida, e com direito a algumas cutscenes.

screenlg2

Em suma: ele é melhor que o episódio I em todos os aspectos. Esta é uma ótima oportunidade de se entreter com um jogo 2D do ouriço, com o que há de melhor na era clássica, porém com toques de modernidade. Está longe de ser épico como um Sonic 3 & Knuckles, mas tem seu charme. Como disse um amigo oriundo da era clássica “Esse é o típico game que amaria jogar quando era pequeno”.

Escrito por: Victor Miller - Texto original para o Planeta Sonic