segunda-feira, 8 de abril de 2013
Diretor fala sobre o futuro do Sonic, entre outras franquias
A SEGA diz ter planos emocionantes para o Sonic the Hedgehog em um futuro próximo, e cita sobre algumas outras franquias da SEGA, referindo-se também aos consoles da próxima geração.
O diretor de marketing digital, Mike Evans, e o diretor de Operações Online da SEGA, Ethan Einhorn, foram entrevistados pelo VentureBeat, em que em determinado momento, Einhorn cita:
"Estamos preparando algumas coisas muito interessantes com a marca Sonic para um futuro próximo. Estamos também fortemente focados na estratégia, como vocês viram com a nossa parceria com a Relic (desenvolvedora de Company of Heroes), bem como o que estamos fazendo com a Creative Assembly (desenvolvedora do Total War). E é claro, continuando fazendo títulos fundamentais como Aliens: Colonial Marines."
Mike Evans fala sobre como a SEGA vê o novo mercado de consoles, e onde pretende atuar:
"Para a SEGA, ao invés de nós ficarmos definindo uma plataforma específica, o que estamos tentando fazer é ter certeza de que podemos oferecer nosso conteúdo para todas as plataformas, onde os nossos consumidores estão. Isso é fundamental. (...) O mercado mudou fundamentalmente. Mas também é um lugar muito excitante para atuar. A SEGA vem fazendo jogos para celular desde os dias que surgiram os recursos de telefone e a vanguarda do smartphone, desde 2008. Onde houver as plataformas emergentes e onde houver demanda por parte dos consumidores, a SEGA estara lá."
Então, Ethan Einhorn reforça a ideia de levar os novos jogos a múltiplas plataformas, mas diz a vantagem do mundo mobile:
"Como Mike estava dizendo, nós estamos tentando atrair nossos clientes em qualquer plataforma onde queiram jogar. O mercado Mobile abre a oportunidade de permitir que ofereçamos um preço entre US$60 a zero. O que tem sido interessante para nós é ver que dentro da SEGA há interesse em investir no mundo Mobile. Por exemplo, o chefe da R&D para a Sega Games Network é Masayoshi Kikuchi, que foi o diretor de Jet Set Radio. A mesma pessoa que está atualmente dirigindo Kingdom Conquest II também dirigiu Typing of the Dead. Muitos desses designers dos clássicos do Dreamcast estão trazendo a sua experiência para dar suporte agora no espaço Mobile."
Ao perguntar sobre como a SEGA enfrenta o desafio em atender a todos os tipos de fãs do Sonic, desde os da era 16-bits até as crianças de hoje, Einhorn responde:
"Eu acho que o que isso [esse desafio] cria para nós com o Sonic é uma grande oportunidade. Em primeiro lugar, eu sou um pai que cresceu com os jogos do Sonic. Eu estava na escola quando ele saiu. Eu tenho agora um filho de 6 anos de idade, e um dos grandes prazeres para mim é poder compartilhar algo que eu amava com meus filhos. Então, você tem essa dinâmica pai-filho.
As crianças também respondem muito fortemente ao Sonic por conta própria, sem qualquer apoio dos pais. Acho que parte disso é porque ele é como um super-herói. Ele é rápido. Ele é azul. Ele é fácil de entender. Há uma grande variedade, como você sabe, de pessoas que amam Sonic, mas a idade de 7 a 11 é absolutamente a mais forte entre os fãs. Mas, então, como você disse, temos também os jogadores mais velhos que são nostálgicos, e é por isso que temos produtos como o Sonic Generations, que são projetados especificamente para eles. Isso nos dá mais oportunidades de capitalizar sobre os pontos fortes de uma franquia icônica."
Na semana passada, a SEGA disse ter muitos planos e franquias incríveis sendo desenvolvidas para o Wii U, ao cancelar o Aliens: Colonial Marines da plataforma. Entretanto, os interesses nas novas plataformas é claro, além de manter a estratégia dos jogos para mobile, onde a empresa está lançando jogos frequentemente. Mas o que isso tudo leva a crer é que novos títulos estão em produção e outros em etapa final serão anunciados em breve. E provavelmente um do Sonic está no meio.
A entrevista completa com esses dois diretores você pode ver aqui.